Descubra os Chullpas de Sillustani
- dreamy tours
- 5 oct 2020
- 2 Min. de lectura
A necrópole mais importante do mundo. O complexo Sillustani está localizado às margens da lagoa Umayo, na cidade de Puno. É um antigo cemitério onde se podem observar uma série de impressionantes túmulos pertencentes à cultura Kolla, que se desenvolveram na parte norte da lagoa, na localidade conhecida como Hatuncolla. Os túmulos, chamados chullpas, que têm a forma de troncos cônicos invertidos, são construções que em menor número também são encontradas em vários outros locais do planalto.
Os chullpas são torres circulares de pedra erguidas para abrigar os restos funerários das principais autoridades dos antigos colonos do Collao (altiplano). Alguns chegam a atingir 12 metros de altura e são caracterizados pelo fato de sua base ser menor em diâmetro que a parte superior. A uma curta distância do complexo arqueológico está o museu do local, onde várias peças das culturas Kolla, Tiahuanaco e Inca são preservadas.
Uma das atrações mais famosas do complexo Sillustani é a ´Chullpa del Lagarto´, uma torre funerária que representa o Chullpa mais alto do complexo. Construída na época dos incas e erguida com pedras quadradas que se encaixam perfeitamente. Foi destruída no início do século XIX por huaqueros que procuravam os tesouros do local. Outro belo lugar em Sillustani é a lagoa Umayo, um incrível espelho de água que reflete o céu azul e as nuvens brancas de Puno. Esta lagoa abriga uma ilha que é uma reserva para proteção das vicunhas locais.
Sobre as impressionantes Chullpas
Muitos desses chullpas sagrados atingem aproximadamente 12 metros de altura e têm uma entrada sempre voltada para o leste que servia para o falecido se comunicar diretamente com o Deus Sol. Essa entrada é bastante pequena, então acredita-se que o feixe funerário ou múmia foi apresentado ao cofre e então foi fechado. Aparentemente, em Sillustani, nobres, governantes e sacerdotes foram enterrados. A parte superior dos chullpas mais modernos, pertencentes ao período Inca, é adornada por grandes cornijas. Por outro lado, algumas das pedras apresentam figuras em baixo relevo que representam principalmente lagartos e cobras.
Como chegar às Chullpas de Sillustani?
O complexo Chullpas de Sillustani está localizado a apenas 30 km de Puno e 40 km de Juliaca. A forma mais recomendada de chegar ao local é fazendo um tour saindo da cidade de Puno. Os visitantes também podem seguir por conta própria tomando um ônibus público de Juliaca a Puno ou vice-versa, descer na saída para Sillustani e de lá embarcar em um táxi ou moto-táxi que os leva até os vestígios arqueológicos. A entrada para o centro arqueológico custa S /. 5,50. Eles abrem às 8h e fecham às 17h. Reserve um de nossos Pacotes Peru.
Comments