top of page

História de Machu Picchu

  • Foto del escritor: dreamy tours
    dreamy tours
  • 9 oct 2020
  • 3 Min. de lectura

O Império dos Incas foi estabelecido em Cusco por volta de 1.200 DC. Sua origem está relacionada a duas lendas famosas: a) A lenda de Manco Cápac e Mama Ocllo eb) A lenda dos Irmãos Ayar. Em ambos os casos, as lendas apontam para Manco Cápac como o fundador e primeiro governador. Na época do Inca Pachacutec (1438 - 1471) foi construída a Cidade Inca de Machu Picchu. Conheça esta joia no tour machu picchu 1 dia.


Machu Picchu antes dos Incas


As investigações realizadas na área que compõe o Santuário Histórico de Machu Picchu encontraram peças de cerâmica pertencentes à cultura Marcavalle, cuja antiguidade chega a 3.000 anos antes de Cristo.


No entanto, os resultados são escassos em comparação com aqueles encontrados em outras regiões do Vale do Cusco. Portanto, conclui-se que na área que atualmente inclui Machu Picchu, Vitcos e Vilcabamba famílias isoladas assentaram com práticas comuns aos Marcavalle, Killke e outras culturas que foram predecessoras dos Incas.


Além disso, com a recente descoberta em 2011 de um túmulo Wari (uma civilização que existia 1 século antes dos Incas) em Vilcabamba; Pode-se presumir que eles também habitaram as regiões amazônicas, incluindo Machu Picchu.


A verdade é que a região de Machu Picchu era habitada por poucas pessoas antes dos Incas. Com a construção da Cidade Inca, foi ordenado o povoamento da referida área de selva montanhosa.


Machu Picchu nos tempos incas


Durante a época inca, Machu Picchu foi um importante centro urbano e religioso. Isso é demonstrado por suas belas construções de pedra polida onde se destacam seus belos templos: o Templo do Sol, o Templo da Lua, o Templo das 3 Janelas e muito mais.


Acredita-se que Machu Picchu teve entre 300 a 1.000 habitantes durante seu apogeu.

A maioria da população de Machu Picchu se dedicava principalmente à agricultura. Além disso, uma pequena parte da nobreza foi dedicada a ritos religiosos.


Para alimentar toda a população de Machu Picchu, os Incas construíram plataformas dentro da Cidade Inca (setor agrícola), bem como nos setores circundantes (nos atuais sítios arqueológicos de Patallacta e Qentemarca).


A rede de estradas ‘Qhapac Ñan’ construída para comunicar Machu Picchu com as cidades vizinhas favoreceu o comércio com o resto do império. No entanto, após a morte de Pachacutec, bem como a construção de outras cidadelas e estradas; Machu Picchu perdeu destaque.


Machu Picchu na época colonial


A cidade inca de Machu Picchu tinha apenas um século de idade. Numa época em que uma sangrenta guerra civil estava sendo travada entre Huáscar e Atahualpa, os membros da família real do Inca Pachacutec (que morreu 50 anos antes) deixaram o local.


Em 1572, o império acabaria sendo destruído (após o fim dos rebeldes incas de Vilcabamba). Os colonos foram deixados à sua livre escolha. Devido ao isolamento da Cidade Inca com Cusco, eles acabaram decidindo abandonar gradualmente Machu Picchu e a densa vegetação infestou o local.


Os invasores espanhóis sabiam da existência de Machu Picchu. Os documentos mencionam que os poucos agricultores que ali viviam deviam prestar homenagem uma vez por ano na localidade de Ollantaytambo a Hernando Pizarro e aos sucessivos encomenderos.


No entanto, os invasores espanhóis não costumavam visitar Machu Picchu. Certamente devido ao declive da estrada e também à pouca importância econômica que as homenagens da Cidade Inca representavam para eles. Assim, ao contrário de outras cidadelas importantes em Cusco, eles não construíram nenhum templo religioso nas proximidades.


Com o tempo, a maior parte do setor urbano em Machu Picchu foi coberto por vegetação acidentada.


Machu Picchu na era republicana


Em 1821 foi realizada a independência do Peru da colônia espanhola. Machu Picchu continuou a cumprir uma função agrícola para os poucos camponeses que habitavam essas terras.


Os proprietários também não demonstraram interesse em cultivar as terras acidentadas de Machu Picchu. Em vez disso, suas fazendas atraíram pessoas de áreas remotas, como as poucas famílias que viviam na área que inclui a Cidade Inca.


Em 1865, o pesquisador naturalista italiano Antonio Raimondi chegou aos pés de Machu Picchu sem poder visitar a Cidade Inca.


Segundo o pesquisador americano Paolo Greer, em 1867 o empresário alemão ‘Augusto Berns’ teria chegado à Cidade Inca com a autorização do governo peruano. Assim, ele foi capaz de comercializar alguns dos tesouros que Machu Picchu escondeu.


Em 1870 foram feitos os primeiros mapas onde é mencionada a existência de Machu Picchu. Em 1880, o famoso explorador Charles Wiener afirma que existe um sítio arqueológico na área. No entanto, ele não conseguiu chegar lá.

 
 
 

Comments


Publicar: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter

©2020 por Dreamy Tours. Creada con Wix.com

bottom of page