Lagoa Huacachina
- dreamy tours
- 9 sept 2020
- 3 Min. de lectura
A lagoa Huacachina possui águas verde-esmeralda. Alguns estudos descobriram que ela surgiu devido ao afloramento de correntes subterrâneas e em torno dela surgiu uma abundante vegetação composta por palmeiras, eucaliptos e os típicos guarangos, que servem para o resto das aves migratórias que passam por esta região. Tudo isso contribui para fazer de Huacachina um dos lugares mais coloridos e bonitos do litoral peruano.
É o principal orgulho da cidade de Ica, suas altas dunas sempre desafiaram visitantes e moradores, que se estabeleceram como atividade típica do lugar deslizar sobre elas em pedaços de madeira, pranchas de surfe e até esquis aquáticos. O visitante pode acampar, praticar prancha de areia ou sandboard, alugar carrinhos tubulares para dunas, fazer trekking ao longo da lagoa e há quem dê um mergulho em suas águas.
Localização
Ica está localizado a 300 km de Lima e da lagoa Huacachina a 5 km ou 10 minutos de carro. A rota de acesso de Lima a Ica é feita por ônibus que saem da estação a cada dez minutos, e a viagem demora apenas quatro horas pela Rodovia Panamericana Sur. De carro o percurso pode ser feito em menos tempo, aproveitando o bom estado da estrada. Um caminhão 4 × 4 permitirá que você enfrente melhor os desafios de areia da área.
A área onde a lagoa está localizada é totalmente deserta. A única vegetação existente é a que circunda a lagoa, por isso é chamada de Oásis da América por ser o único local com essas características exatas.
Turismo na Lagoa Huacachina
A lagoa Huacachina está localizada na região de Ica, a poucos minutos da cidade de mesmo nome. É uma atração que se encontra em meio ao deserto litorâneo, um oásis que apresenta uma lagoa de cor esverdeada cuja origem, acredita-se, seja causada pelo afloramento de águas subterrâneas que acabou dando vida à bela vegetação que o circunda.
Como muitos dos rios e lagos de nosso país, Huacachina também guarda parte de seu encanto em uma lenda. Nisso se diz que há muitos anos uma princesa da linhagem Inca vivia naquele local, dizem que seu nome era Huacca China e que esta mulher era dona de uma beleza incrível, além de uma voz tão bela que sua única canção fazia amolece o coração dos homens de tal forma que ninguém evita chorar ao ouvir sua melodia. Diz a lenda que numa ocasião em que a princesa estava sozinha, um caçador a viu e se apaixonou por ela de tal forma que começou a persegui-la, a princesa começou a correr para escapar dos desejos malignos daquele homem; No caminho, o traje da senhora Inca começa a ser rasgado pelos obstáculos até que finalmente se solta e vira um lençol de areia (o deserto), após o qual um espelho que ela sempre carregava consigo também cai e se torna um lagoa (a de Huacachina); e vendo a princesa que não tinha como escapar da ameaça de seu agressor, a bela mulher se transforma em sereia para fugir. O povo de Ica diz que ainda hoje aquela sereia continua aparecendo nas noites de luar, onde seu canto continua a ser ouvido.
A história de Huacachina como ponto turístico preferido de quem visita Ica, e ama o encanto das águas no meio do deserto, remonta aos anos 40, onde se popularizou. É neste ano que os arredores de Huacachina se configuram de tal forma que até agora não faltou serviço turístico no local. Naqueles primeiros anos a atração se limitava ao spa, mas hoje o deserto que cerca a lagoa também é uma atração à parte e que apela aos amantes dos esportes de aventura para a prática do sandboard ou do motocross.
Para quem quer conhecer a beleza da paisagem e apreciá-la ao máximo, recomenda-se que faça a sua Pacotes Peru no verão onde ela mostra todo o seu verde e esplendor, embora por si só, em todas as épocas do ano, os arredores apresentem um coloração interessante. Lembre-se também que o período mais movimentado do local é entre os meses de fevereiro a março, quando ocorre a colheita da Ica, época em que você terá que fazer reservas antes dessas datas para poder morar e participar desta festa da região.
Quando viajar
Durante o verão seus encantos brilham mais, mas na verdade qualquer época do ano é boa para visitar a lagoa, descansar em seus grandes complexos hoteleiros ou explorar as dunas. A época mais movimentada é a da vindima, entre fevereiro e março, quando é organizada a chamada Festa da Colheita.
Comments