Moray: Descubra o complexo arqueológico
- dreamy tours
- 2 oct 2020
- 2 Min. de lectura
A arquitetura no mundo evoluiu com o passar dos anos, desde novas construções que utilizam tecnologia de ponta até conjuntos arquitetônicos que deixam uma marca importante na história.
Um lugar com um legado ancestral torna-se um importante atrativo para o viajante de hoje, que busca aprender mais sobre as culturas. É por isso que a arquitetura peruana deixa um legado inimitável, apreciado no mundo.
As construções peruanas atingiram um nível avançado de engenharia que serviu de exemplo para as gerações futuras. Os Incas construíram grandes edifícios em Cusco, hoje uma região com as melhores obras arquitetônicas herdadas de seus ancestrais.
Um dos mais destacados é o Conjunto Arquitectónico Moray, que apresenta um conjunto de terraços com diferentes níveis e microclimas de acordo com cada uma das plataformas.
Esta zona arqueológica foi construída em uma depressão e tem a forma de um imenso anfiteatro, em Vale Sagrado dos Incas.
Localização
O Complexo Arquitetônico Moray está localizado no distrito de Maras, na província de Urubamba, distando aproximadamente 74 quilômetros da Cidade de Cusco e 7 quilômetros de Maras.
Que função ele cumpriu?
O Complexo Arqueológico de Moray cumpria a função de laboratório agrícola. Seu palco possui pisos circulares, como se fossem um anfiteatro dentro de um buraco. Além disso, o seu sistema de terraços apresenta terraços enigmáticos, que têm mais de um metro e meio de profundidade.
Moray não só cativa por sua espetacular paisagem natural, senão que suas plataformas surpreendem o viajante ao presentear cada uma com seu próprio clima. Este centro de pesquisas foi um dos mais importantes de Cusco, já que servia como local de domesticação e aclimatação de vegetais silvestres, que eram cultivados para adaptá-los ao consumo humano.
Moray foi listada como uma estufa experimental e 60% dos produtos que foram domesticados nela podem ser consumidos hoje. Hoje, são cultivados batata, feijão, cevada, trigo e também milho. Este último é cultivado em pequenas quantidades para continuar preservando este monumento.
Por outro lado, alguns historiadores acreditam que Moray era um local de observação astronômica que se encarregava de monitorar as mudanças climáticas, rastreando a luz do sol e as sombras das montanhas.
Fato extra sobre Moray
Moray é uma palavra em quíchua e tem esse nome porque é o lar de comunidades camponesas como Mullak’as e Misminay. Outra hipótese é que venha da palavra Amoray, que é associada a colheita.
Informação para o viajante
O horário de funcionamento do complexo é a partir das 7h00. até as 18h.
Moray está localizada a 3.500 metros acima do nível do mar.
É recomendável usar roupas confortáveis e bons sapatos para o passeio.
A distância de Salineras de Maras ao Complexo Arqueológico de Moray é de aproximadamente 30 minutos.
Commenti