Mosteiro de Santa Catarina
- dreamy tours
- 8 sept 2020
- 3 Min. de lectura
Uma joia da arquitetura colonial está localizada na cidade de Arequipa. É o Mosteiro de Santa Catalina, um destino que o levará numa viagem no tempo graças aos seus edifícios históricos e lendas emocionantes. Se você deseja conhecer esta pequena cidadela, não perca as informações que a redBus preparou para você.
Faça uma viagem no tempo visitando o Mosteiro de Santa Catalina
A cidade de Arequipa possui uma rica história que se reflete em cada esquina. Entre os seus locais mais representativos está o Mosteiro de Santa Catalina, local que se caracteriza pela sua arquitectura colonial, que se destaca pelos seus materiais de construção e pelas suas pitorescas paredes de cores como o vermelho, o branco, o azul, entre outras. A isso se somam suas surpreendentes histórias que relatam acontecimentos e personagens importantes do Peru.
Em meados do século XVI, o rei do Peru, Francisco de Toledo, durante a sua visita à cidade de Arequipa, recebeu informação do concelho sobre a importância da fundação de um mosteiro de freiras. A partir desse momento, decidiu conceder as licenças necessárias para iniciar a construção e fundar o "Mosteiro Privado das Freiras da Ordem de Santa Catalina de Siena".
Posteriormente, Doña María Guzmán, viúva de Diego Hernández de Mendoza, decide se isolar no mosteiro que estava em construção e doa todos os seus bens para este lugar. Por isso, durante a capitulação da fundação do mosteiro, em 1579, Doña María de Guzmán foi nomeada a primeira habitante e prioresa do mosteiro.
O Mosteiro de Santa Catalina, por sua vez, recebeu freiras crioulas, mestiços e filhas de curacas e, em 1964, chegaram as freiras de nacionalidade espanhola. Da mesma forma, a história deste lugar indica que freiras sem dote entraram no mosteiro, a quem desdenhosamente chamaram de "freiras pobres" e das damas da cidade. Este último grupo de mulheres não se entregou à vida religiosa, mas permaneceu no mosteiro para exercer suas virtudes.
Em 1582, durante o terremoto que atingiu Arequipa, o mosteiro sofreu vários danos em suas instalações. Por isso, as próprias freiras tiveram que consertar seus quartos.
Descubra a arquitetura impressionante do Mosteiro de Santa Catalina
Sem dúvida, o Mosteiro de Santa Catalina chama a atenção dos turistas por sua bela arquitetura histórica. Suas construções são feitas de pedras de lava vulcânica porosa, conhecidas como silhar e lama. Além disso, esses edifícios coloridos têm formas arquitetônicas únicas e detalhes finos que chamam a atenção dos visitantes.
O Mosteiro de Santa Catalina é uma pequena cidadela que ocupa uma área de 20 mil metros quadrados. Está dividido em quatro bairros, que emulam a distribuição urbana de Arequipa dos primeiros anos da era colonial. Da mesma forma, seu estilo arquitetônico combina influência espanhola e indígena. Mas, devido aos terremotos que afetaram a cidade em várias ocasiões, as primeiras construções do mosteiro se deterioraram. Por este motivo, teve que ser reformado e algumas partes tiveram que ser modificadas. No entanto, eles procuraram preservar parte de sua arquitetura inicial.
Além disso, este charmoso destino conta com amplas áreas, quartos, corredores, ruas e jardins. Soma-se a isso uma grande quantidade de arte sacra, como pinturas e esculturas, que fazem deste um lugar perfeito para aprender mais sobre a história do mosteiro.
Se tiver interesse em visitar o Mosteiro de Santa Catalina, pode visitar os seus principais locais como a Frente do Mosteiro, o Claustro los Naranjos, o Patio el Silencio, o Claustro Principal, a cozinha, a lavandaria, o Campanário e a igreja.
No interior, também terá a possibilidade de visitar o seu museu, que alberga grandes obras de arte sacra da América e o Colégio Cuzqueña. Este local que abriu as suas portas pela primeira vez a 15 de Agosto de 1970, conta com visitas guiadas, que lhe permitirão conhecer em profundidade a história religiosa deste mosteiro.
Como chegar ao Mosteiro de Santa Catalina?
Se você sair de Lima, poderá pegar um ônibus direto para a cidade de Arequipa, onde está localizado o mosteiro de Santa Catalina. Algumas das empresas que lhe prestam este serviço são: Oltursa e Tepsa. Uma vez em Arequipa, deve-se chegar à Plaza de Armas e descer até a avenida que fica ao lado da Basílica.
Da mesma forma, você pode aproveitar sua visita para conhecer mais destinos turísticos. Entre eles está a Plaza de Armas, onde se destacam importantes edifícios como os seus três portais e a sua igreja. Além disso, você encontrará sua atraente piscina e uma vista encantadora das paisagens que o cercam.
Comments