Qoricancha: O Templo do Sol
- dreamy tours
- 21 ago 2020
- 3 Min. de lectura
Segundo a concepção inca, o Qorikancha era o centro religioso de Cidade de cusco, centro geográfico e político. O templo Qorikancha era o lugar onde o deus inca mais elevado, o "Inti" (sol), prestava homenagem. "Qori" significa ouro trabalhado, sua forma castelhana é cori. "Kancha" significa lugar cercado, delimitado por paredes. Conseqüentemente, o nome corresponde aproximadamente a "local cercado contendo ouro".
LOCALIZAÇÃO
A praça de Santo Domingo está localizada no atual recinto do templo e convento de Santo Domingo, construído sobre as ruínas do Qorikancha e se estende até a Av. El Sol.
ATRAENTE
A descrição feita por Garcilaso está em consonância com o que ainda hoje existe. Embora isso seja apenas um pálido reflexo do que o Qorikancha realmente era na época dos incas.
O templo do sol
Era o templo principal de todo o Qorikancha, ocupava mais da metade da largura da atual Igreja de Santo Domingo. Garcilaso diz que dentro deste templo foram encontrados os corpos embalsamados dos filhos do Sol, colocados pela antiguidade em cadeiras e mesas de ouro, as paredes eram revestidas com placas de ouro, havendo um disco representando a figura do Sol de uma placa de ouro mais grossas do que as outras placas que cobriam o templo. Na extremidade oeste, corresponde ao tambor atual com vista para a Av. Sol; sua extremidade oriental alcançava o átrio atual da igreja.
O templo da lua
Este templo estava mais próximo do Templo do Sol, uma vez que a Lua era considerada a esposa do Sol. Este edifício era forrado com pranchas de prata, com uma representação da Lua feita em prata. No interior as múmias dos Coyas eram mantidas, dispostas em ordem de antiguidade. Aproximadamente metade do Templo foi demolido pelos espanhóis para construir a nave da igreja de Santo Domingo. Ele ocupa parte do lado oeste do pátio interno do Qorikancha.
O Templo de Vênus e as estrelas
Ele está localizado perto do Templo da Lua, mas separado por um belo beco, dedicado a Vênus e as sete cabras brancas e todas as outras estrelas. Os Incas chamavam Vênus de "Chasca", que significa estrela. Neste templo o Inca foi localizado, segundo referências de historiadores, para ser deificado ou para testemunhar festas ou sacrifícios feitos no pátio retangular. Ele ocupa parte do lado oeste do pátio interno do Qorikancha.
O Templo de Illapa ou Chuki Illapa
Illapa ou ChukiIllapa significam relâmpago, relâmpago e trovão ao mesmo tempo. O templo em questão encontra-se em frente ao templo de Vénus, tem três portas de batente simples, equidistantes e ligeiramente trapezoidais, possui também uma janela em cada parede lateral.
O Templo de K'uychi ou Arco-íris
Nesse templo, era adorado o Arco-íris, que segundo crenças antigas, vinha do Sol. Possui características arquitetônicas idênticas às do Templo de Illapa. Uma parte deste templo foi demolida pelos espanhóis para a construção dos edifícios do Convento Dominicano. Fica ao norte do Templo de Illapa e em frente ao Templo da Lua, no lado leste do pátio interno do Qorikancha.
IntiPampa
Quase todos os povos do mundo, em todas as épocas, diante de seus templos construíram amplas praças. Intipanpa ou Intipampa (nome que se traduz como Planície do Sol) é o lugar onde os nobres ficavam, suas cortes, pessoal de serviço, dançarinos, etc. quando no decorrer dos festivais, o Inca e a nobreza se mudavam para o Qorikancha. Este lugar atualmente corresponde à Plaza de Santo Domingo, aparentemente seus limites e extensão quase não mudaram. É o norte do que era o Qorikancha.
O Jardim Solar
Tornou-se o grande depositário de oferendas que todas as nações súditas e confederadas traziam ao deus Sol. As oferendas consistiam em representações da flora e da fauna do Tahuantinsuyo. Segundo alguns historiadores, essas oferendas feitas de ouro e prata eram em tamanho natural e eram tantas que enchiam os terraços de forma tão surpreendente que os espanhóis chamavam de Jardim Solar. Na época colonial, tornou-se um jardim para os frades dominicanos. Ele está localizado na parte oeste do Qorikancha, pode ser visto da Av. Sol em sua totalidade.
As fontes
Havia 5 fontes de água, as origens da água das fontes eram um segredo guardado. As fontes tinham significado religioso e eram decoradas com metais preciosos. Eles estavam localizados em toda a extensão do Qorikancha, atualmente podemos ver uma fonte com cantos octogonais no pátio do Qorikancha.
CRONOGRAMA
Segunda a sábado: 8h30 às 17h30 - Domingo: 14h00 às 17h00
Custo: S /. 10,00 (Não incluído no Bilhete Turístico)
Comentários