Quem construiu Machu Picchu?
- dreamy tours
- 22 oct 2020
- 2 Min. de lectura
No sul do Peru, na encosta oriental dos Andes Centrais, uma das muitas maravilhas do mundo está localizada, as ruínas de Machu Picchu. Esta fascinante cidade inca andina foi construída em meados do século XV e os historiadores afirmam que foi a residência de descanso do primeiro imperador inca Pachacútec, além de ser um centro religioso.
Foi descoberto em 1911 por Hiram Bingham, professor de história americano, graças a contatos com os habitantes daquela região que o conduziram até a área em questão. Seu espanto foi incomparável. Aliás, embora ele seja creditado por ter pertencido ao referido Pachacútec, esses dados podem estar incorretos e, portanto, sua história seria diferente.
Quem construiu Machu Picchu?
Aparentemente, foi o Inca Wiraqocha, o oitavo rei de Cusco e não seu filho Pachacútec, que ordenou a construção deste palácio. Foi destinado a ser um local de descanso com templos para o Deus Sol e a Deusa Lua e inúmeras casas (Acllawasi) para abrigar suas belas mulheres (Aqllakuna), além de se tornar um observatório astronômico graças à sua localização.
Após a morte de Wiraqocha, Pachacútec ordena despovoar a cidadela e abandoná-la para sempre. Desta forma, as ruínas de Machu Picchu foram preservadas praticamente intactas até hoje, mas sob o conhecimento de muitos moradores, especialmente Agustín Lizárraga, que não decidiu revelar o segredo por medo de ser considerado louco, até que Bingham apareceu em cena e ele se apropriou do achado, levando também uma infinidade de peças de grande valor que o Estado peruano ainda tenta recuperar.
Você sabia que?
Em quíchua, a língua dos incas, Machu Picchu significa "montanha velha". Pelo contrário, Huayna Picchu significa "jovem montanha".
Você pode pedir o carimbo de Machu Picchu em seu passaporte apenas no endereço S./1 na entrada como uma lembrança especial.
A famosa forma de construção dos Incas é chamada de silhar. As pedras são cortadas de forma a que se encaixem perfeitamente entre as outras pedras, sem que seja necessário colá-las com algum tipo de cola.
Machu Picchu também serve como um observatório astronômico. A sagrada Pedra Intihuatana indica os dois equinócios e duas vezes por ano o sol está perfeitamente alinhado com a pedra sem criar nenhuma sombra.
Devido à erosão, apenas 500 pessoas são permitidas na Trilha Inca a cada dia e em fevereiro ela está completamente fechada para manutenção.
Acesso a Machu Picchu
Cusco é o principal ponto de acesso a Machu Picchu. De Cusco, você deve chegar à cidade de Aguas Calientes.
Você pode chegar a Aguas Calientes de trem, caminhada ou uma combinação de ônibus e caminhada. Assim que chegar a Aguas Calientes, Machu Picchu estará esperando por você no topo da montanha acima da pequena cidade.
Existem 2 opções para escolher:
Faça uma caminhada de Cusco a Aguas Calientes
Pegue o trem de Cusco para Aguas Calientes
Comments