Vinicunca - Como Chegar à Montanha das Sete Cores
- dreamy tours
- 20 oct 2020
- 3 Min. de lectura
É fácil encontrar motivos para ir a algum lugar, mas às vezes é difícil fazer com que eles voltem. Porém, como estive no Peru, são muitos os impactos que me chegam diariamente daquela terra e que me dizem que logo voltarei. E, claro, descobrir um lugar como a Montanha das 7 Cores pode ser uma delas. E se não, verifique o que está abaixo.
A Montanha das 7 Cores ou Vinicunca
A famosa Montanha do Arco-íris, mais conhecida como Montanha das Sete Cores ou Vinicunca, é um dos muitos atrativos que Cuzco e seus arredores abrigam. Graças à sua espetacular variedade de cores, a cada dia mais viajantes o incluem em sua rota. É verdade que chegar lá não é uma tarefa fácil, mas pode ser uma opção perfeita para os amantes de caminhadas.
A particularidade desta montanha a levou a ser "um dos 100 destinos para viajar antes de morrer", segundo a National Geographic, embora sua magia vá muito mais do que o artigo desta revista. Este incomparável pico fica ao sul de Cusco, na cordilheira de Vilcanota, e é protegido pelo nevado Ausangate, o quinto pico mais alto do Peru (6.384 metros). Está localizado próximo à cidade de Pampachiri, na província de Canchis e no departamento de Cusco.
Como chegar à Montanha do Arco-íris ou Vinicunca
Como em quase todos os destinos remotos, existem várias agências que oferecem passeios para a Rainbow Mountain, embora haja a possibilidade de fazer o trajeto por conta própria. Se você fizer isso sozinho, saiba que existem vários caminhos lá.
Como ir para Vinicunca - Ruta Pitumarca
Até agora, esta é a rota mais conhecida e utilizada para a Rainbow Mountain, embora seja bastante exigente. Tomando a cidade de Cusco como referência, de lá é hora de tomar um transporte até a cidade de Checacupe, passando no caminho por Andahuaylillas, Quiquijana e Cusipata. Se você se atrever a se deslocar de transporte público, pode pegar o ônibus em Huayrurupata, bem próximo ao fechado Coliseu da cidade de Cuzco (preço: 7 soles).
Embora em quilômetros não haja muita distância, a viagem levará várias horas, sendo Checacupe sua primeira parada. Aproveite esta cidade para comer alguma coisa, fazer compras ou ir ao banheiro já que, a partir daí, você não encontrará bons serviços. Lá você pode pegar uma van (da Plaza de las Armas) até Pitumarca, onde você aparecerá 15 minutos depois de pagar um sol. Finalmente, os ônibus saem de Pitumarca para o seu destino por cerca de 15 soles (3,5 euros), embora a viagem leve mais de duas horas. Uma opção que pode ser mais rápida é tentar entrar em um carro nessa direção, mas como não há muitos turistas que vão por conta própria, pode-se esperar muito tempo. Por todos estes motivos, o aluguer de automóveis é uma excelente opção.
O seu destino final é a localidade de Pampachiri, onde poderá comprar o bilhete de entrada em Vinicunca por 10 soles (2,5 €) para estrangeiros e 5 soles para nacionais. Aí começa o percurso de trekking até o topo da Montanha das 7 cores, que levará entre duas ou três horas dependendo de sua condição física e interesse fotográfico.
Como ir para Vinicunca - Ruta Cusipata
Esta nova rota, recentemente inaugurada, é um pouco mais simples que a anterior e, de momento, está um pouco menos explorada em termos de turismo, para o bem e para o mal. Para chegar lá também é preciso pegar o mesmo ônibus da avenida Huayrupata, embora neste caso você saia na Cusipata, o que vai custar cerca de 5 soles e 2 horas de viagem. Cusipata é um ponto perfeito para uma parada técnica.
Uma vez lá, você terá que pegar um ônibus até o final da estrada em Pampachirri, onde fica o estacionamento de acesso. A partir daí, mediante o pagamento de 10 soles (5 para a população local), pode-se iniciar a caminhada até a Serra das 7 cores. Uma hora depois você chegará ao seu destino final.
Como ir para a Rainbow Mountain pela agência
Como já mencionamos, existem muitas agências que oferecem passeios de Cuzco a este enclave, incluindo transporte desde sua acomodação, café da manhã e alimentação, guia e algum material para trekking, se necessário. Existem algumos vinicunca peru tour que incluem a possibilidade de fazer o percurso pedestre a cavalo (90 soles completos, 60 de sentido único, 30 troços individuais). O preço destes passeios não ultrapassa os 50 euros e vão buscá-lo e devolvê-lo em Cuzco, pelo que é uma opção mais do que valiosa se pretende poupar horas e complicações.
Comentarios